O curso "Gestão Empresarial" tem como objetivo preparar o aluno para as situações que ocorrem dentro de uma empresa, principalmente na área administrativa. Através de exercícios práticos, estudos de casos e grupos de estudos, além de atividades extras para complementação do conhecimento (participação em palestras, seminários, feiras e exposições), ao final do curso o aluno estará pronto para atuar em diferentes áreas do setor administrativo de qualquer empresa.
Módulos
Assistente de Recursos Humanos: Conceituação das principais estruturas do departamento de Recursos Humanos tais como, recrutamento, seleção, departamento pessoal e etc. Apresentação das técnicas de recrutamento interno e externo, bem como técnicas de seleção; conceituação, descrição e análise de cargos.
Abordagem da importância da integração do funcionário na empresa, regras de etiqueta comportamental no trabalho. Contrato de Trabalho e Rotinas de admissão de funcionários; lições práticas sobre os principais conceitos de INSS, FGTS, CLT, CTPS e formas de preenchimento da Carteira de Trabalho. Conhecer os vencimentos tais como, Salário Família, Hora Extra entre outros; cálculo do 13º salário e férias, e dos direitos trabalhistas para cada tipo de rescisão (sem justa causa, demissão com justa causa, aposentadoria e etc).
Assistente Contábil: Contrato Social e Alteração Contratual; Pessoa Física e Pessoa Jurídica; Cálculo de Tributos; Registro na Receita Federal; Registro no Posto Fiscal Estadual; Registro da Empresa na Prefeitura Municipal; Órgãos Fiscalizadores; Tipos de impostos; Base de cálculo dos impostos e Balanço Patrimonial.
Rotinas Administrativas: Controle Bancário, consulta a extrato bancário, a cheques; serviços postais: SEDEX; modalidade de SEDEX; serviços disponíveis na internet e aviso de recebimento. Contas a Pagar: notas fiscais de compras, boletos de cobrança, pagamentos, cópia de cheque, pagamento de fornecedores.
Crédito e Cobrança: Linhas de crédito para pessoa física e jurídica, identificando o cliente, atividades de reforço, análise de crédito, garantias de crédito partes I e II. Introdução á cobrança, Políticas de cobrança, crédito e cobrança no seu Dia-a-Dia, a matemática do crédito e cobrança.
Operador de Caixa: O profissional operador de caixa, mercado de trabalho, a importância de conhecer o mercado de trabalho e o preço dos produtos e serviços, atendimento ao cliente: a importância do processo de fidelização, frente de caixa, emissor de nota fiscal, procedimentos de vendas, procedimentos do operador de caixa, formas de pagamento, como consultar cheques, como receber cheques com segurança. Troco, porcentagem, Juros simples e compostos, como calcular descontos, serviços pós-vendas, troca e devolução de mercadorias, fiscalização.
Hotelaria e Turismo: Tipos de hospedagem; serviços e acomodações; classificação dos hotéis e telefonia; Código de Comunicação – Alfabeto Fonético Internacional; setor de reservas; rotinas de trabalho na Recepção; organização prévia de Check-in e Check-out do hóspede; Portaria e Governança; Alimentos e bebidas.
Tipos e formas de organização do Turismo; agenciamento e demanda turística; desenvolver pacotes turísticos
Projeto Integrado(TCC): O Projeto Integrado consiste em um trabalho de finalização do curso. O aluno deverá desenvolver um projeto específico que envolva todos os conceitos estudados ao longo dos módulos. Este projeto valida o encerramento do curso e deverá ser desenvolvido individualmente ou em grupo, ficando a critério do Instrutor.
ATENÇÃO: Os módulos e duração do curso poderão variar de acordo com a instituição de ensino profissionalizante
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